O Domingo de Ramos é uma festa móvel que se celebra no domingo anterior ao Domingo de Páscoa.
Nesse dia, que não é feriado e marca o início da Semana Santa, comemora-se a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, onde ele foi aclamado por multidões como o Filho de Deus.
Significado do Domingo de Ramos
O Domingo de Ramos significa o reconhecimento de Jesus como filho de Deus.
Isso porque, nessa ocasião, as pessoas receberam Jesus abanando ramos de oliveira e palmeira, os quais representam a vitória de Jesus.
Jesus era um rei humilde, que entrou na cidade montado em um jumentinho. Além da humildade, o jumento representa a paz; o inverso do cavalo, que remete à guerra.
Tradições do Domingo de Ramos
Para lembrar a data, os católicos costumam levar ramos para a missa para serem benzidos. Também é comum encontrar-se ramos de palmeiras colocados em forma de cruz nas igrejas e nas ruas.
Outra tradição do Domingo de Ramos é o costume de os afilhados oferecerem flores ou ramos aos seus padrinhos e madrinhas, os quais, no domingo seguinte, retribuem o gesto com o "folar", isto é, como a prenda da Páscoa.
Procissão do Domingo de Ramos
No Domingo de Ramos realizam-se procissões de norte a sul de Portugal.
À semelhança do dia em que Jesus foi aclamado pelas pessoas que traziam ramos consigo, nesta data, as pessoas acompanham a procissão com ramos.
Durante a cerimónia do Domingo de Ramos esses ramos são benzidos. Por isso, há pessoas que escolhem levar um ramo de uma planta de chá, que possam consumir posteriormente.
Texto didático que muito gostei de ler.
ResponderEliminar.
Saudações poéticas e amigas. Feliz domingo.
.
Poema: “ Deixa brilhar o teu olhar “
.
Abençoados os ramos dos Ramos provavam, outrora, o seu préstimo protector na fé; contra intempéries e males comuns à mortalidade. Dispensados, agora, neste tempo do conhecimento científico, da meteorologia dos 10, dos 14 dias ou mais, da psicanálise, da omnipresente e omnisciente net, do homem tão clarividente, tão consciente do seu ego, tão imortal, (afinal material, orgânico de balofo dourado)... Que préstimo terão senão o do instante que é descartado, no minuto seguinte, da mente e da mão para o contentor do esquecimento?
ResponderEliminarO tempo arrefeceu hoje, e a chuva vem lavar-nos das poeiras que nos afligem a os olhos. E a alma.
Boa semana, Piedade.
Uma linda passagem da vida do Salvador. A entrada triunfal para a paixão. Os ramos abençoados as janelas enfeitadas e a morte a espreitar para o salvar. Que o sentimento de amor renasça nos corações e torne a vida mais leve nestes tempos de guerra e ganancias.
ResponderEliminarFeliz esteja sua Semana Santa amiga.
Bjs e paz no coração.