Descrição das rosas
A rosa é a flor mais popular do mundo! É cultivada desde há milhões e milhões de anos, no seu estado selvagem, e desde há 5000 anos em jardins asiáticos. A planta pertence à família das Rosaceae e é um arbusto ou trepadeira. As suas folhas são simples, com bordos dentados, e as flores têm, em norma, cinco pétalas.
Além do seu perfume doce e intenso, que torna o seu uso muito comum no domínio da estética e da perfumaria, a rosa tem um sabor delicadoque a torna comestível.
A maioria das espécies existentes actualmente é resistente, não necessitando de excessivos cuidados, fruto de complexos e persistentes processos de hibridação que foram aperfeiçoando a flor, tornando-a mais resistente a doenças.
As cores das rosas
Há mais de 100 espécies de rosas e múltiplas variedades, pelo que a flor se apresenta nas mais diversas cores, desde o branco ao preto, passando pelo vermelho, pelo rosa e pelo azul, entre outras.
Significado das rosas
A rosa é o símbolo por excelência do amor, simbolizando também a paixão nas suas mais variadas formas. Também está intrinsecamente associada à maternidade e às mães.
A cada cor está associado um significado concreto. As rosas brancas estão ligadas à harmonia, à pureza, à paz, à união e à lealdade. Já as rosas pretas simbolizam o luto, a tristeza e a separação.
As rosas vermelhas são o símbolo da paixão e do desejo, enquanto as cor-de-rosa são conotadas com o amor romântico, com o carinho e com a amizade. As amarelas estão vinculadas à felicidade, mas também ao ciúme; as cor-de-laranja representam o fascínio e as lilás a gratidão.
Fonte https://significadodasflores.com/qual-o-significado-das-rosas/