sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Conjunto Escultórico evocativo da lenda do rio Lethes(rio do Esquecimento)Rio Lima


Lenda do Rio Lethes - o rio do esquecimento

Este é o título do tributo memorial para a legião romana localizado e comandado por Decius Junius Brutus, na margem esquerda do rio Lima, em 135 aC, onde as tropas se recusaram a atravessar o rio. A beleza do lugar anteriormente conhecido como o rio Lethes, a lenda dizia que todo aquele que cruzasse o rio perderia a memória e iria esquecer todas as suas lembranças.

Os soldados romanos se recusaram a atravessar-lo, então, o comandante romano o atravessou e chamou cada soldado por seu nome, essa foi a maneira de provar que não era o rio do esquecimento, atualmente o rio dá nome a vila mais antiga de Portugal, e que eu considero um grande povoado "encantador".

Esta evocação na forma original da escultura foi recentemente inaugurada em junho de 2009, pelo presidente da Câmara D. Daniel Campelo, assim recomendo uma visita a este lugar tão emblemático.

4 comentários:

  1. Maravilhosa postagem!! Amei!

    A chuva invade-me a alma
    Beijos e um excelente fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Olha que interessante??:))

    Do nosso amigo Gil António, com Teu olhar ... me seduz

    Bjos
    Votos de uma óptima noite.

    ResponderEliminar
  3. Já tinha ouvido falar do rio Lethes, mas não conhecia a parte dos soldados romanos :) Obrigada pela partilha. Um abraço!

    ResponderEliminar
  4. Já por lá andei, conhecia a lenda e nunca me apercebi do Memorial.
    Bom apontamento.
    Bj.

    ResponderEliminar

Não sou fotógrafa, mas, gosto de fazer arte com a fotografia. Todas as palavras e as imagens deste blogue são de minha autoria, excepto as que estão assinaladas com os devidos créditos. Não são fotos perfeitas, nem eu quero que assim sejam, porque por vezes é na imperfeição que se encontra a beleza encoberta.
Muito obrigada pela visita!