quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Dia da Imaculada Conceição



O dia da Imaculada Conceição, celebrado no dia 8 de dezembro, é feriado nacional.

Este dia invoca a vida e a virtude de Virgem Maria, mãe de Jesus, concebida sem mácula, ou seja, sem marca do pecado original, o que recebeu o título de dogma católico no dia 8 de dezembro de 1854. Assim, tem origem a celebração dessa comemoração, que é uma data de grande significado para a Igreja Católica.

Mas, muito antes de ter sido considerado um dogma, a celebração da festa universal já havia sido decretada em 1476 pelo Papa Sisto IV.

Em 25 de março de 1646, o rei D. João IV organizou uma cerimónia solene, em Vila Viçosa, para agradecer a Nossa Senhora a Restauração da Independência de Portugal em relação à Espanha.

Foi até a igreja de Nossa Senhora da Conceição, declarando-a padroeira e rainha de Portugal. Desde este dia, mais nenhum rei português usou coroa na cabeça, privilégio que estaria disponível apenas para a Imaculada Conceição.

Importa referir que durante séculos, o Dia da Mãe era comemorado no dia 8 de dezembro, tendo sido mudado para maio, por ser considerado o mês de Nossa Senhora.

Oração a Nossa Senhora da Conceição

Virgem Santíssima, que foste concebida sem o pecado original e por isto merecestes o título de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

E por terdes evitado todos os outros pecados, o Anjo Gabriel vos saudou com as belas palavras: “Ave Maria, cheia de graça”.

Nós vos pedimos que nos alcanceis do vosso divino Filho o auxílio necessário para vencermos as tentações e evitarmos os pecados. E já que vos chamamos de Mãe, atendei-nos com carinho maternal esta graça (fazer o pedido), para que possamos viver como dignos filhos vossos. Nossa Senhora da Conceição, rogai por nós. Amém.

4 comentários:

  1. Hermosa plegaria, que sea una permanente oración a quien por magnífica es la mejor considerada a los ojos del Creador.
    bendiciones para ti.

    ResponderEliminar
  2. Olá querida Pity,
    Aqui no Brasil, Nossa Senhora da Conceição, também é padroeira de várias cidades.
    e hoje comemoramos o esse dia sagrado a ela, Mãe de Jesus.
    Linda postagem!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Não sou fotógrafa, mas, gosto de fazer arte com a fotografia. Todas as palavras e as imagens deste blogue são de minha autoria, excepto as que estão assinaladas com os devidos créditos. Não são fotos perfeitas, nem eu quero que assim sejam, porque por vezes é na imperfeição que se encontra a beleza encoberta.
Muito obrigada pela visita!