O Dia Internacional do Animal Abandonado é comemorado todos os anos no terceiro sábado de agosto desde 1992.
A data tem o objetivo de promover a adoção de animais abandonados, educar as pessoas para não abandonar os animais, além de mostrar os benefícios de tratar devidamente os animais domésticos.
Adotar, cuidar e esterilizar são os conceitos divulgados neste dia, que ajudam a combater a super população de animais nas ruas.
Todos os dias são abandonados animais a sua sorte nas ruas, estando dependentes da bondade de estranhos ou de instituições de abrigo aos animais para sobreviverem. Em Portugal, são abandonados cerca de 10 mil animais por ano, havendo mais de meio milhão de animais sem dono no país.
Neste dia realizam-se eventos, como a promoção da adoção de animais, nos centros das cidades portuguesas. Centenas de animais abandonados são transportados, pelos canis e associações, para locais públicos no intuito das pessoas se apaixonarem por um animal e o levarem para casa.
Boa tarde de sábado, querida amiga Piedade!
ResponderEliminarReferenciei sei post aqui:
http://chicabrincadepoesia.blogspot.com/2020/08/botando-cabeca-pra-funcionar-n-23.html?m=1
Fico penalizada e a filha já adotou tanto gatinha como cadelinha.
Obrigada por me lembrar da data.
Tenha um ótimo final de semana abençoado!
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
Boa tarde Piedade,
ResponderEliminarLindos gatinhos e ainda bem que se celebra este dia, para (re)lembrar o respeito que devemos ter pelos animais.
Um beijinho.
Ailime
La responsabilidad real esa es la que el ser humano debe hacer en primer lugar, porque no sacamos nada estar recogiendo esos animalitos por todas partes mientras otros los tiran cono basura, es harto triste ver esto.
ResponderEliminarBom fim de noite Sol.
ResponderEliminarLindas imagens destes felinos que me encantam.
Uma data para acordar a mentalidade humana tão dispersa neste cuidar e muito ativa no abandonar, quando já não os atende ou pela doença. Tem uma praia aqui, que tem dezenas de gatos abandonados, onde algumas pessoas levam alimentos para eles numa faixa da orla. Mas já vi alguns atropelados, na tentativa de atravessar a pista, a procura de alimentos.
Muito triste o que se faz com animais, principalmente neste período de pandemia.
Um bom domingo amiga.
Beijo de paz.
Desconhecia essa comemoração, Piedade. Não tenho animais, já que é difícil cuidar deles em apartamento, notadamente quando se mora só. Os que não se dispõem a cuidar deles com respeito e amor, não devem ter um em casa. É muito triste vê-los abandonados. Muito belas as suas fotos! Bjs.
ResponderEliminarTenho muita pena que tanta gente abandone os animais...
ResponderEliminarhttps://checkinonline.blogspot.com
A realidade do abandono animal tem solução? Tem. Basta que haja um registo eficiente de compradores e vendedores e clínicas. E fiscalização credível livre de intrusões "voluntaristas", "políticas" e histerismos pueris. E, naturalmente, educação.
ResponderEliminarO primeiro boneco ilustra bem o post.
Beijo.
Oi, Piedade, saudades daqui...
ResponderEliminarEsse problema do abandono dos animais acontece aqui, também, mas tem associações governamentais e não governamentais que cuidam desses bichinhos para futura doação. Quem abandona um animalzinho, seja doente ou não, é um ser humano sem caráter, sem sentimentos, na minha visão, detestável.Não conhecia essa data comemorada em Portugal, que bom!
Gosto desse teu blog, as imagens são verdadeiras poesias, sim.
Retribuo teu beijo!
Uma boa semana,
até mais!
Magnifica forma de assinalar este dia! Ambas lindas, as imagens!
ResponderEliminarNão compreendo como se tem coragem de abandonar animais... mas hoje em dia... até se faz tal a pessoas... enfim!... Tenho pena de não ter nenhum, no momento... mas vivendo em apartamento... nem sempre é muito fácil, cuidar e dar-lhes toda a atenção que merecem...
Beijinhos!
Ana