segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Solar dos Zagallos



História

Como a própria designação indicia, o Solar dos Zagallos foi mandado erguer pelos Zagallos, uma família oriunda de Reguengos de Monsaraz que chegou a esta região no reinado de D. João II.

Foi no Solar dos Zagallos que durante a época da usurpação miguelista esteve aquartelado o 1º Batalhão do Regimento nº 5 da infantaria miguelista.

Inicialmente casa agrícola, o Solar foi vendido em 1921 a António Piano. De origem italiana, a família Piano transformou o local num espaço residencial e de lazer, desconhecendo-se contudo a época de ocupação efectiva.

As capelas existentes na propriedade terão contribuído largamente para a importância do lugar, principalmente em termos de ligação com as festas populares tradicionais da região.

Um exemplo paradigmático da importância histórica do Solar em termos de enquadramento na zona de que se faz parte, reside precisamente no facto de, até ao primeiro quartel do século XX, à capela de S. António do Caiado concorrerem anualmente por altura das festas (Setembro e Outubro) gentes de todo o concelho.

Em 1982 o Solar foi adquirido pela Câmara Municipal de Almada


O edifício encontrava-se em adiantado estado de envelhecimento, ameaçando colapso em algumas partes. Na sequência foi objecto de obras de recuperação, remodelação e restauro.

Arquitectura

Também conhecido por Quinta dos Pianos, o Solar é uma casa apalaçada de primeiro andar com pátio de entrada, escadaria de acesso aos dois salões nobres (construídos para receber o rei D. João VI).Possui um excelente jardim, onde se destacam a alameda e os bancos forrados a azulejos.

O Solar sofreu diversas intervenções nos séculos XVIII, XIX e XX, conservando um vasto espólio em termos de painéis de azulejaria nos corredores, nas capelas e no pátio, abarcando três séculos da história do azulejo em Portugal.

A capela de Santo António da Sobreda apresenta um altar retabular de talha dourada em sarcófago, cobertura em abóbada de berço e um importante acervo de azulejos composto por dez painéis, oito dos quais historiam os principais milagres de Santo António.

O Solar dos Zagallos caracteriza-se por uma arquitectura civil e religiosa, com elementos do barroco, rococó, pombalino neoclássico e do modernismo.

Fonte : CMA