quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Aldeia Histórica de Piodão


A Aldeia Histórica do Piódão constitui um conjunto arquitetónico de rara beleza pelo seu enquadramento natural, mas também pela sua antiguidade, unidade e estado de preservação das construções, sendo apelidada por muitos como “aldeia presépio” dada a sua configuração que se espraia pela encosta do monte com as casas em xisto e lousa e as janelas e portas pintadas de azul, em anfiteatro.

Enquadra-se na tipologia das “Aldeias Históricas”. Sabe-se que a aldeia do Piódão serviu de abrigo a muitos que se pretendiam esconder ou por questões políticas em épocas mais severas, ou por questões jurídicas. No entanto, não foram só foragidos que a procuraram. No século XIX, o Cónego Manuel Fernandes Nogueira, fundou um colégio que preparava alunos para a entrada no seminário. Muitos rapazes da Beira Interior passaram pelo colégio entre 1886 e 1906.

A história da aldeia perde-se na noite dos tempos. Poucos são os vestígios que permitem reconstruir a história, no entanto, os achados arqueológicos de Chãs d’Égua são um importante testemunho da possível antiguidade da aldeia.

Fonte:Municipio de Arganil

6 comentários:

  1. Um pouco de História a enquadrar o testemunho arquitectónico de Piódão. Gostei, Piedade Araújo Sol.
    Abraço e continuação de uma óptima semana.

    ResponderEliminar
  2. Parece un pueblo sacado de una ilustración de un cuento.

    El desnivel del terreno le hace tener una magnífica vista de sus casas.

    Besos

    ResponderEliminar
  3. Nunca vi a aldeia de Piodão tão bem iluminada e com traços tão precisos.
    Uma ótima foto. Parabéns.
    Beijos
    ~~~

    ResponderEliminar
  4. Ah, deve ser uma delícia caminhar entre essas casas!
    Belas fotografias!

    ResponderEliminar
  5. Bonita aldeia com casas semelhantes e bem originais_ merecia que a história não tivesse perdido no tempo. Resta conservar o que sobrou dessa maravilha da antiguidade.Gosto muito!
    abraço

    ResponderEliminar

Não sou fotógrafa, mas, gosto de fazer arte com a fotografia. Todas as palavras e as imagens deste blogue são de minha autoria, excepto as que estão assinaladas com os devidos créditos. Não são fotos perfeitas, nem eu quero que assim sejam, porque por vezes é na imperfeição que se encontra a beleza encoberta.
Muito obrigada pela visita!