sábado, 26 de agosto de 2023

O Dia do Cão



O Dia do Cão comemora-se anualmente a 26 de agosto. Sim, o melhor amigo do homem tem um dia especial!

O Dia do Cão celebra este impressionante animal e todas as suas características, em especial a sua lealdade! Um dos mais queridos animais de estimação dos seres humanos desde tempos imemoriais tem assim uma oportunidade de ser homenageado e ainda mais acarinhado pelos seus donos.

Aproveita-se ainda o Dia Mundial do Cão para consciencialização das populações para a importância da defesa dos direitos dos cães e dos animais em geral. Infelizmente, ainda existem muitos cães vítimas de maus tratos no mundo.

Muitos vivem na rua, um problema que se agrava com altas taxas de abandono, especialmente na altura do verão. Vem daí também a importância da escolha do mês de agosto para a celebração da data.

A data é aproveitada ainda para promover vários tipos de ação, entre as quais a adoção consciente de cães em canis ou abrigos temporários.

É importante relembrar que o abandono e maus-trato a animais de companhia em Portugal constituem crime segundo os artigos 387º e 388º da Lei n.º 69/2014, de 29 de Agosto.

O Dia Mundial do Cão é comemorado no dia 26 de agosto por influência da América do Norte, que começou a celebrar o National Dog Day nessa data.

5 comentários:

  1. Uma curiosa informação amiga, The Dog Day, eles merecem reverencia pelo que representam em fidelidade, pelos grandes trabalhos nas tragedias e no combate aos narcotráficos.
    Uma linda sequencia de fotos de um belo cão.
    Gostei de ver e saber,
    Bjs e feliz fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Olá Amiga Piedade,
    Não sabia que tínhamos esse dia para o Cão. !
    Que otimo, eles são os nossos melhores companheiros e merecem!!
    Tenho aqui meu cãozinho Fred, um shitzu super amigo!
    Ele já esta pra completar 13 anos. Amo de paixão!
    Adorei a foto postada!! Sua habilidade fotografica é maravilhosa! Parabéns
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. O cão foi ver-se ao espelho
    Naquele dia no mar viu
    quanto era belo
    Reflexo de seu amigo...

    Beijo.

    ResponderEliminar

Não sou fotógrafa, mas, gosto de fazer arte com a fotografia. Todas as palavras e as imagens deste blogue são de minha autoria, excepto as que estão assinaladas com os devidos créditos. Não são fotos perfeitas, nem eu quero que assim sejam, porque por vezes é na imperfeição que se encontra a beleza encoberta.
Muito obrigada pela visita!