quarta-feira, 3 de maio de 2023

Dia da Invenção de Santa Cruz


O Dia da Invenção de Santa Cruz é o dia 3 de maio.

A data regista a descoberta da Cruz de Cristo, a Vera Cruz, em 326, por Santa Helena e ainda a recuperação da mesma Cruz em 628 por Heráclio, que a reconquistou aos persas e a levou às costas para Jerusalém, tendo a entregue ao patriarca Zacarias, no dia 3 de maio de 630. A data recebeu a designação de Dia da Invenção da Santa Cruz, sendo celebrada na Gália a 3 de maio.

Em Portugal e noutros países do mundo existe a tradição de se realizar festas e romarias por volta deste dia, assim como de ornar fontes e cruzeiros com diversas flores, verdura, giestas, rosmaninho, entre outros, para proteger as pessoas dos males que andam à solta de noite.

No calendário encontram-se outras festas dedicadas à Santa Cruz, como o Dia da Santa Cruz em setembro e o Dia da Crucificação de Cristo (Sexta-feira Santa). A Santa Cruz representa o triunfo de Cristo sobre a morte, sendo por isso exaltada nestes dias.

6 comentários:

  1. As coisas e fatos que aqui se mostram e ensinam. O meu elogio e gratidão
    Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar
  2. Bom dia. Desconhecia por completo. Encantador o seu blogue. Ensina-nos e/ou recorda-nos de datas e fato muito importantes

    Um dia de ternura, com Saúde, Paz e Amor.
    *
    Poema de hoje:- Teu Corpo um Mar Salgado
    */*

    ResponderEliminar
  3. Bela imagem d(um)a cruz.
    O símbolo tem um peso inumano, tamanho, que ainda hoje, no terceiro milénio, o homem a carrega (como Jesus?). Porquê este fardo como fado. O certo é que ela está presente por todo o lado.
    Um beijo amigo.

    ResponderEliminar
  4. Bom lembrar desta data, Pity aqui não se é costume guardá-la.
    Deveríamos ,porque o primeiro nome do Brasil foi Ilha de Vera Cruz,porque a expedição
    de Pedro Álvares Cabral carregava pedaços de madeira, que se supunha ser a verdadeira cruz em que Cristo fora crucificado. Muitas histórias são contadas sobre o descobrimento_ essa é uma delas, Lembrei-me agora vendo a cruz e seu texto.
    Um abraço, amiga e boa noite, boa continuação da semana.

    ResponderEliminar
  5. Bom dia Piedade,
    Nunca tinha ouvido falar da celebração deste dia.
    Gostei de conhecer.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar

Não sou fotógrafa, mas, gosto de fazer arte com a fotografia. Todas as palavras e as imagens deste blogue são de minha autoria, excepto as que estão assinaladas com os devidos créditos. Não são fotos perfeitas, nem eu quero que assim sejam, porque por vezes é na imperfeição que se encontra a beleza encoberta.
Muito obrigada pela visita!