segunda-feira, 20 de março de 2023

Equinócio de Primavera




O equinócio de primavera sinaliza o primeiro dia da primavera, o que ocorre todos os anos entre os dias 20 e 21 de março. Este ano, ele acontece no dia 20 de março de 2023 às 21h24.

Equinócio é uma palavra em latim que aglutina dois termos com si

gnificados diferentes. Aequus significa "igual" e nox, "noite". O termo quer dizer literalmente "noites iguais", isto porque nessa altura a noite e o dia têm sensivelmente a mesma duração, 12 horas.

Como acontece o equinócio de primavera?

A Astronomia define como equinócio o instante em que o Sol, assim como o vemos do planeta Terra, cruza o plano do equador celeste, isto é, a linha do equador terrestre que é projetada na esfera celeste. É exatamente nessa hora que tem início a estação da primavera.

Quando este evento acontece em março, chama-se de equinócio de primavera. O equinócio de setembro dá início à estação do outono, pelo que ele é chamado de equinócio de outono.

O equinócio acontece duas vezes por ano, tal como o solstício que, por sua vez, marca o início do verão em junho e do inverno em Dezembro.

No hemisfério Sul os inícios das estações são diferentes do hemisfério Norte. Por exemplo, o equinócio em Março marca o início da primavera no hemisfério Norte e do outono no hemisfério Sul.

Tradições de Equinócio de primavera

A chegada da primavera é um evento sempre muito celebrado em todo o mundo, porque marca o fim do inverno, uma estação associada ao mau tempo, desconforto e em termos históricos à escassez de comida.

Trata-se de uma celebração do renascimento da natureza, e historicamente era a altura em que se celebravam os festivais de fertilidade e abundância.

Na primavera, é tradição também fazer-se limpezas gerais nas casas. O bom tempo permite que se abram as janelas para que estas possam arejar depois de meses completamente fechadas durante o inverno.

As pessoas livram-se de algumas das coisas velhas que tinham guardadas e compram coisas novas.


Curiosidade sobre o Equinócio de primavera

Curiosamente, os ovos desempenham um papel importante nas comemorações do equinócio da primavera em todo o mundo, uma vez que são também um símbolo de fertilidade.

Conta um mito antigo que é possível equilibrar um ovo sobre a sua base, numa superfície plana, no momento exato em que se dá o equinócio de primavera, isto é, no momento em que dia e noite estão em equilíbrio perfeito.

Fonte Calendarr

5 comentários:

  1. Boa tarde Piedade,
    Flores lindíssimas para comemorar o início da primavera!
    Gostei imenso do post!
    Beijinhos e feliz primavera!
    Ailime

    ResponderEliminar
  2. Uma partilha muito bela e perfumada!! :))
    .
    Mas o mar, é sempre a fonte da ilusão.
    .
    Beijo e uma excelente semana.

    ResponderEliminar
  3. Tinha lido que o equinócio da Primavera era às 21 e tal do dia 21.
    Por isso deixei a postagem alusiva para o dia 22...
    Entretanto já vi as três poesias que colocaste a 21.
    Tocou-me especialmente a última, Piedade.

    Um beijo amigo.

    ResponderEliminar
  4. Três imagens distintas e tão iguais
    em beleza, Amiga Piedade!

    O Sol cavalga o equino ócio
    ao atravessar lânguido o equador
    Fica a gente com tempo de contemplar o amor no horizonte

    Uma chuva de pétalas do céu
    cai, agora, a colorir os dias,
    e do aroma frutificará
    por gestos a loira seara ondulante

    Por entre os dedos das mãos, adiante,
    a primavera mil flores trará

    Bj.

    ResponderEliminar

Não sou fotógrafa, mas, gosto de fazer arte com a fotografia. Todas as palavras e as imagens deste blogue são de minha autoria, excepto as que estão assinaladas com os devidos créditos. Não são fotos perfeitas, nem eu quero que assim sejam, porque por vezes é na imperfeição que se encontra a beleza encoberta.
Muito obrigada pela visita!