quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Implantação da República



O dia 5 de outubro comemora a Implantação da República, quando Portugal deixou de ser uma monarquia e passou a ser uma república.
O Dia da Implantação da República, 5 de outubro, é um feriado nacional. Este foi um dos feriados eliminados pelo governo em 2012, mas que regressou em 2016 através da Lei n.º 8/2016, de 1 de abril.

A mudança aconteceu na sequência de um golpe de estado, pois muitos portugueses não concordavam que o país continuasse sendo governado pela monarquia.

Embora houvesse resistência em algumas cidades, a força das armas acabou se impondo e a família real portuguesa foi obrigada a exilar-se. Portanto, o último rei de Portugal foi D. Manuel de Bragança, também chamado de D. Manuel II (1889-1932), que através da Ericeira deixou o país em 1910 para exílio na Inglaterra, país onde faleceu em 1932.

Cidadãos apoiantes do republicanismo nacional, o exército e a marinha estiveram envolvidos nos combates que ocorreram na madrugada de 3 para 4 de outubro.

Em 5 de outubro de 1910 às 9h, foi proclamada a queda da monarquia e implantação da republica nos Paços do Concelho de Lisboa, edifício em que se localiza a Câmara Municipal de Lisboa.

pós a proclamação da República foi criado um governo provisório chefiado por Teófilo Braga. Em agosto de 1911 foi aprovada uma nova Constituição, tendo início a Primeira República Portuguesa.

O primeiro Presidente da República foi Manuel de Arriaga (1840-1917), eleito pelo Parlamento a 24 de agosto de 1911.

Com esta mudança foram alterados alguns símbolos do país, como o hino e a bandeira nacional, que passou de azul e branca para verde e vermelha.
Comemorações do 5 de Outubro

A Implantação da República é celebrada com paradas militares, hasteamento da bandeira e execução do hino nacional na Câmara de Lisboa. Além disso, há discursos do presidente da Câmara e do presidente da República.

Há também imposição de condecorações a civis e entrega de espadas na Academia Militar, que são feitas pelo presidente da República. No entanto, os eventos podem sofrer alteração a cada ano.

6 comentários:

  1. A bandeira do nosso país sempre traz emoções, não é?? E há datas que merecem comemoração. Bjs.

    ResponderEliminar
  2. A implantação e o símbolo que subsiste desde então agregando a história dum Povo.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde Piedade,
    Magnífica foto da nossa Bandeira e um artigo bem esclarecedor.
    Viva a República Portuguesa!
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
  4. Que possa tremular a bandeira por todos os cantos de Portugal e que possa cobrir a liberdade do povo e assim proteger de usurpadores.
    Viva o dia da Republica.
    Bjs

    ResponderEliminar

Não sou fotógrafa, mas, gosto de fazer arte com a fotografia. Todas as palavras e as imagens deste blogue são de minha autoria, excepto as que estão assinaladas com os devidos créditos. Não são fotos perfeitas, nem eu quero que assim sejam, porque por vezes é na imperfeição que se encontra a beleza encoberta.
Muito obrigada pela visita!