segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

5ª Bateria da Trafaria




5ª Bataria da Raposeira - Trafaria

Este, era o 5º reduto de defesa da costa marítima portuguesa. Esta bataria era composta pela Raposeira Grande e Pequena, sendo ambas equipadas com peças Krupps de 150 mm de curto e médio alcance, sendo que a Grande era destinada a reforçar a barra do Tejo com o apoio da 4ª Bataria e a Pequena, era destinada a reforçar o poder de fogo da 6ª Bataria, tendo ainda o Forte da Alpena como paiol anexado. As três batarias de Alpena e da Raposeira são construções militares de 1893. As batarias da Raposeira estabeleceram-se na proximidade do antigo Forte da Vigia, em plano mais elevado, a Leste. As de Alpena, junto dos antigos redutos da Raposeira Grande e Pequena. A guarnição alojava-se numa outra edificação - o quartel da Trafaria, inaugurada em 1905, pelo Rei D. Carlos I. As quatro construções militares foram aperfeiçoadas durante a Iª Guerra Mundial, tendo recebido artilharia de maior calibre, usado na época. As duas batarias da Raposeira, estão actualmente abandonadas.

Fonte: http://regimentodeartilhariadecosta.blogspot.com

6 comentários:

  1. Um aspeto muito triste...
    Não dão dignidade ao que já foi muito digno...
    Boa semana.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Gostei de saber a história. Mas que abandono…
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  3. Fotografias com um colorido nada marcial. Custa a imaginar por ali revoadas de mancebos em serviço militar.
    O apontamento é oportuno para esclarecer a função da antiga fortificação.
    Boa semana.

    ResponderEliminar
  4. Conhecendo eu relativamente bem a Trafaria, no entanto não conheço tão suficientemente bem como para já ter visitado este espaço. Por isso agradeço à Piedade a divulgativa referência. Obrigado!

    Boa semana

    Beijo

    VB

    ResponderEliminar
  5. Brilhante foto :))

    Do nosso amigo Gil António:- Nuvens que me lembram os beijos teus.

    Bjos
    Votos de uma óptima Terça-Feira .

    ResponderEliminar

Não sou fotógrafa, mas, gosto de fazer arte com a fotografia. Todas as palavras e as imagens deste blogue são de minha autoria, excepto as que estão assinaladas com os devidos créditos. Não são fotos perfeitas, nem eu quero que assim sejam, porque por vezes é na imperfeição que se encontra a beleza encoberta.
Muito obrigada pela visita!