segunda-feira, 25 de abril de 2022

Dia da Liberdade


O Dia da Liberdade é comemorado em Portugal a 25 de abril.

Este é um dos 13 feriados nacionais obrigatórios.

A data celebra a revolta dos militares portugueses, que a 25 de abril de 1974 levaram a cabo um golpe de Estado militar com o objetivo de acabar com a ditadura imposta por Salazar, que durou 41 anos.

O Movimento das Forças Armadas, composto por militares que haviam participado na Guerra Colonial e por estudantes universitários, teve o apoio da população portuguesa. No fim, o exército conseguiu depor o presidente de Portugal, que era Marcello Caetano, e este se exilou no Brasil, onde faleceu em 1980.

Vitoriosos, os revolucionários conseguiram a implantação do regime democrático e a instauração da nova Constituição Portuguesa, a 25 de abril de 1976..

O símbolo do dia 25 de abril é o cravo, porque nesse dia uma mulher ofereceu cravos aos soldados em sinal de agradecimento. Em comemoração, os soldados colocaram as flores recebidas nos canos das suas armas, o que representava a vitória praticamente sem violência.

Após a revolução foi criada a Junta de Salvação Nacional, que nomeou António de Spínola como Presidente da República, e Adelino da Palma Carlos como Primeiro-Ministro.

Os dois anos seguintes foram de grande agitação social, período que ficou conhecido por PREC (Processo Revolucionário em Curso).

Desta forma, o dia 25 de abril é conhecido como o Dia da Liberdade em Portugal e o dia da Revolução dos Cravos, sendo um feriado nacional onde se recorda a importância da liberdade no país.



9 comentários:

  1. Lembro-me tão bem desse dia.
    .
    Uma semana feliz … abraço.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Lindo dia da liberdade e que ela sobreviva sempre! beijos, chica

    ResponderEliminar
  3. Boa celebração do Dia da Liberdade.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  4. Muy lindo homenaje
    hay que cuidar la paz en todos los sentidos de la palabra.

    besos.

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde Piedade,
    Magnífico post para celebração do dia da Liberdade e Revolução dos Cravos!
    Que saibamos sempre por merecer a Liberdade! que tanto custou a alcançar.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
  6. Adorei a publicação. Parabéns

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. "Só há liberdade a sério quando houver[...] "... e Musk for viver em Marte e com ele certos terráqueos e todos os arsenais da Terra.
    Viva a Liberdade!
    Bj.

    ResponderEliminar

Não sou fotógrafa, mas, gosto de fazer arte com a fotografia. Todas as palavras e as imagens deste blogue são de minha autoria, excepto as que estão assinaladas com os devidos créditos. Não são fotos perfeitas, nem eu quero que assim sejam, porque por vezes é na imperfeição que se encontra a beleza encoberta.
Muito obrigada pela visita!