sábado, 4 de janeiro de 2025

Pôr-do-Sol




O Sol não morre
mas o lençol estende-se obediente
para que a noite se faça perfeita

No fim da jornada
para que se cumpra o destino
sacrificial o vivo vermelho
derrama-se gordo na ara da fronteira
pelos hemisférios agónicos

Não morre o Sol
O Homem mortal toca
a cada dia a eternidade

hajota

sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

Dia do Festival do Sono


03 de janeiro. Esta é a data do Dia do Festival do Sono.

Não, você não está a sonhar. A data existe. E se você não está a sonhar, deveria. Dormir bem é uma obrigação neste dia.

Ninguém sabe ao certo quem criou esta data não oficial, certamente alguém que adora dormir, mas o facto é que o “Festival of Sleep Day” tornou-se numa celebração popular por todo o mundo.

O dia foi criado para aqueles que gostariam de descansar e de relaxar depois das movimentadas e exigentes festas de Natal e de Ano Novo. O objetivo é colocar o sono em dia, após todas as longas noites dos feriados e das férias.

Para ter as energias recarregadas para o ano novo de trabalho ou de escola que começa, e para cumprir as suas desafiantes resoluções, deve-se tentar descansar ao máximo, sendo este dia uma lembrança da importância do sono a ter em conta por todo o ano. No caso dos adultos recomenda-se dormir 6 a 8 horas por noite.

A data está ainda associada à perda de peso, visto as noites mal dormidas resultarem em cansaço e em fome no organismo, compensando as pessoas as suas falhas energéticas pela ingestão de comida muito calórica.

Como não há regras para a celebração deste dia, a pessoa pode simplesmente fechar os olhos e descansar da forma que mais lhe agradar, seja na cama, no sofá ou na cadeira favorita. Com o frio do inverno a convidar ao descanso, esta é uma oportunidade de ouro para hibernar e restabelecer as energias.

Fonte: Calendarr

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Arte Criativa





 Sombras suaves
A criatividade brota
Na luz singela

©Piedade Araújo Sol

quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

Dia de Ano Novo de 2025




O Dia de Ano Novo é celebrado a 1 de janeiro. Trata-se de uma data festiva a nível mundial, que marca o início de um novo ano no calendário.

É feriado e funciona como um dia de descanso e repouso depois dos festejos da véspera de ano novo, da noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro, e que se estendem pela madrugada.

1 de janeiro é encarado como o princípio de uma nova etapa, pois marca o fim de um ano e o início de um novo ciclo.

Essa mudança transmite às pessoas um forte sentimento de motivação, o qual se reflete na vontade de querer mudar atos e hábitos. As promessas de mudança se estendem para que sejam cumpridas ao longo do ano, resultando numa atitude de renovação.

Tradições

Às 00h do dia 1 de janeiro as pessoas festejam com champanhe, desejando o habitual para o ano que começa: saúde, prosperidade, dinheiro, amor e felicidade, entre outros desejos. Há também quem coma 12 passas acompanhadas de 12 desejos durante as 12 badaladas para cumprir a tradição.

Para a ceia de passagem de ano os pratos tradicionais são preparados com receitas especiais de bacalhau, lombo e peru. O primeiro dia do ano é também marcado pelo almoço que reúne as famílias à volta de pratos tradicionais da data, tal como peru recheado, por exemplo.