quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Detalhes do Click

 

A pintura é a poesia mais vista do que sentida, e a poesia é a pintura que é sentida e não vista.

Leonardo da Vinci

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Natureza




Não é a terra que é frágil. Nós é que somos frágeis. A natureza tem resistido a catástrofes muito piores do que as que produzimos. Nada do que fazemos destruirá a natureza. Mas podemos facilmente nos destruir.”

James Lovelock, ambientalista

segunda-feira, 27 de setembro de 2021

O Mar




 O mar não é um obstáculo: é um caminho.

Amyr Klink, velejador e escritor

domingo, 26 de setembro de 2021

Domingo


Dividi a Humanidade em dois grandes grupos. Um é o daqueles que vivem segundo o homem; o outro, o dos que vivem segundo Deus. Damos misticamente a esses dois grupos o nome de cidades, que quer dizer sociedades de homens.

Santo Agostinho

sábado, 25 de setembro de 2021

Dia Mundial dos Rios




O Dia Mundial dos Rios é comemorado no dia 25 de setembro.

O objetivo desta data, criada em 2005, é promover a preservação dos rios de todo o mundo e aumentar o conhecimento das populações sobre os rios.

Os cidadãos são incentivados a participar na preservação e recuperação dos rios, não só neste dia mas durante todo o ano.

Mais de 60 países dão as mãos para celebrar o Dia Mundial dos Rios. Milhares de rios mundiais encontram-se em sérias dificuldades e sujeitos a ameaças, com o desenvolvimento industrial, a poluição humana e as mudanças climáticas.

A limpeza dos rios é uma das iniciativas realizadas nesta data. Comemorações de comunidades ribeirinhas, caminhadas, projetos escolares, festivais de música, exibições de arte e planificação de restauração de habitat natural são outras das atividades deste dia.

sexta-feira, 24 de setembro de 2021

O voar das gaivotas ao pôr-do-sol




Tudo que é necessário para realizar um voo suave e fácil é voar solto e despreocupado.

Richard Bach
H

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Equinócio de Outono




 O equinócio de outono em 2021 verifica-se em Portugal a 22 de setembro às 19h21.

O que é o Equinócio de Outono?

O equinócio de outono é a designação que a Astronomia atribui ao fenómeno natural que assinala o final do verão e a chegada da nova estação. É o instante preciso em que o Sol cruza o plano do equador celeste, o que decorre em setembro no hemisfério norte e em março no hemisfério sul.

O termo latim “equinócio”, composto pelas palavras aequus e nox, significa “igual” e “noite”. Aplica-se a este momento, pois durante os equinócios os dias e as noites, com aproximadamente 12 horas, têm a mesma duração.

Registam-se dois equinócios por ano: o equinócio da primavera, em março, e o equinócio de outono, em setembro. As datas dos equinócios variam de ano para ano, consoante o ano tenha 365 ou 366 dias.

O Solstício, por sua vez, é o fenómeno astronómico que marca o início do verão e do inverno.

Há pessoas para as quais o significado do equinócio vai além da mudança da estação. Em várias culturas, o equinócio carrega um forte significado místico.

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Dia Internacional da Paz


 O Dia Internacional da Paz é celebrado anualmente a 21 de setembro.
Esta iniciativa mundial foi estabelecida pelas Nações Unidas em 1981 e foi comemorada pela primeira vez em setembro de 1982.
Em 2002, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou oficialmente o dia 21 de setembro como o Dia Internacional da Paz.

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Mar




Homem livre, tu sempre gostarás do mar.

Charles-Pierre Baudelaire (1821-1867) foi um poeta francês, considerado um dos precursores do Simbolismo, tendo influenciado a poesia internacional de tendência simbolista.

domingo, 19 de setembro de 2021

Domingo


Enquanto houver vontade de lutar haverá esperança de vencer.
Santo Agostinho

sábado, 18 de setembro de 2021

Sunset




Se choras por não teres visto o pôr do sol, as lágrimas não te deixarão ver as estrelas.

Rabindranath Tagore

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Pássaros em seu voo




Mais sábios que os homens são os pássaros. Enfrentam as tempestades noturnas, tombam de seus ninhos, sofrem perdas, dilaceram suas histórias. Pela manhã, têm todos os motivos para se entristecer e reclamar, mas cantam agradecendo a Deus por mais um dia. E vocês, portadores de nobre inteligência, que fazem com suas perdas?

Augusto Cury

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Palácio Nacional de Queluz




 O Palácio Real de Queluz, também chamado de Palácio Nacional de Queluz, consiste num palácio do século XVIII. Um dos últimos grandes edifícios em estilo rococó erguidos na Europa, o imóvel foi construído como um recanto de verão para D. Pedro de Bragança.

Serviu como um discreto lugar de encarceramento para a rainha D. Maria I, enquanto demente e sobretudo despois da morte de D. Pedro, em 1786. Após o incêndio que atingiu o Palácio da Ajuda em 1794, o Palácio de Queluz tornou-se a residência oficial do Príncipe Regente português, o futuro D. João VI e de sua família. Permaneceu assim até à fuga da Família Real para o Brasil, em 1807, devido às Invasões Francesas.

A construção do Palácio iniciou-se em 1747, tendo como arquitecto Mateus Vicente de Oliveira. Apesar de ser muito menor, é chamado frequentemente o "Versailles português". A partir de 1826, o palácio deixou lentamente de ser o eleito pelos soberanos portugueses. Após um grave incêndio ocorrido em 1934, o qual destruiu o seu interior, o monumento foi extensivamente restaurado e, hoje, encontra-se aberto ao público.

Uma das alas do Palácio de Queluz, o Pavilhão de Dona Maria, construído entre 1785 e 1792 pelo arquitecto Manuel Caetano de Sousa, é, na actualidade, um quarto de hóspedes exclusivo para chefes de Estado estrangeiros em visita a Portugal.

Está classificado como Monumento Nacional desde 1910.

Fonte: Net

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Águas Soltas




Viva em harmonia com as leis da natureza e você nunca será pobre.
Viva em harmonia com opiniões e nunca será rico.

Sêneca

segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Mar




Os pescadores sabem que o mar é perigoso e a tormenta terrível, mas este conhecimento não os impede de lançar-se ao mar.

Vincent Willem van Gogh (1853 – 1890) foi um pintor pós-impressionista holandês, considerado um dos maiores pintores de todos os tempos, mas só teve seu trabalho reconhecido depois de sua morte.

domingo, 12 de setembro de 2021

Domingo



A paz na terra, anseio profundo de todos os homens de todos os tempos, não se pode estabelecer nem consolidar senão no pleno respeito da ordem instituída por Deus.”

Papa João XXIII

sábado, 11 de setembro de 2021

Fim de tarde




 O homem que se esforça para atingir o ideal assemelha-se ao viajante que, ao entardecer, sobe a colina: lá no cimo, não está mais perto das estrelas, mas vê melhor.

Jules Tannery

sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Nenúfares



 

Significado dos nenúfares

No momento de querer expressar a pureza dos nossos sentimentos para com alguem, uma boa forma de o fazer é dando uma flor de nenúfares.

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Reflexos




 da saudade que fica eu guardo o momento, em aguarelas que faço ao sabor da minha lente.


quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian




Construído na década de 60, segundo projeto dos arquitetos paisagistas António Viana Barreto e Gonçalo Ribeiro Telles, o Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian é um dos jardins mais emblemáticos do movimento moderno em Portugal e uma referência para a arquitetura paisagista portuguesa.
O tipo de desenho baseado numa geometria subtil, que nos oferece espaços e ambiências em vez de eixos, caminhos e canteiros, e a utilização da vegetação rompem internacionalmente com as práticas da época, para celebrar a paisagem portuguesa – de onde provém o verdadeiro Jardim Português. A reprodução de códigos da ecologia da paisagem portuguesa patente na escolha, consociação e localização das espécies vegetais, o diálogo entre a orla e a clareira, a construção do espaço com a luz mediterrânica e o copado das árvores, criam situações, “micropaisagens”, que nos são familiares, não só a nós, humanos, como à fauna silvestre que atrai.
Esta forma de trabalhar o lugar a partir das regras da paisagem é uma característica forte da escola de arquitetura paisagista portuguesa com raízes na escola alemã, e que atinge neste jardim o auge da sua expressão.