domingo, 28 de fevereiro de 2021

Domingo


 Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro?

O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.
Ele não permitirá que você tropece; o seu protetor se manterá alerta,
sim, o protetor de Israel não dormirá, ele está sempre alerta!

Salmos 121:1-4
Bíblia Sagrada

sábado, 27 de fevereiro de 2021

Solar dos Zagallos





 
Um dia no Solar dos Zagallos é uma excelente oportunidade para fugir ao bulício da vida citadina, aproveitando a calma que se vive nesta quinta, a poucos minutos da via rápida que segue para a Costa da Caparica.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Natureza




Se vives de acordo com as leis da natureza, nunca serás pobre; se vives de acordo com as opiniões alheias, nunca serás rico.
Sêneca

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Mar




 Deve existir algo estranhamente sagrado no sal: está em nossas lágrimas e no mar...

Khalil Gibran

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Barcos







Se a meta principal de um capitão fosse preservar seu barco, ele o conservaria no porto para sempre.
São Tomás de Aquino

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Papoilas

 



Papoilas são frágeis e vistosas
são os poemas do campo
que gostamos de admirar.
© Piedade Araújo Sol 

domingo, 21 de fevereiro de 2021

Domingo


Dirás tu o mais belo dos credos quando houver noite em redor de ti, na hora do sacrifício, na dor, no supremo esforço duma vontade inquebrantável para o bem. Este credo é como um relâmpago, que rasga a escuridão de teu espírito e, no seu brilho, te eleva a Deus.

São Padre Pio de Pietrelcina.

sábado, 20 de fevereiro de 2021

Natureza






foi só a sombra (a tua)
que abraçou a árvore da cidade
mas, a cidade inteira queria ter o teu abraço
e muitos abraços
que não se dão
e se perdem por aí ...

©Piedade Araújo Sol

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

História do Gato


 

Animal independente mas doméstico, distante mas carinhoso, o gato é um ser misterioso que cedo despertou fascínio nos humanos, chegando mesmo a tornar-se objeto de culto para algumas civilizações.
De forma contraditória, este felino foi visto como um ser divino e digno de culto por certas culturas, ao passo que outras o viam como um aliado das forças do mal.
O gato doméstico terá evoluído a partir do gato-bravo, razão pela qual lhe reconhecemos algumas das características selvagens do seu antecessor.
Ao contrário de outros felinos, é um animal geralmente solitário, de hábitos noturnos e sentidos muito apurados, principalmente a audição e a visão. Caça apenas para sobreviver e só contacta com outros gatos para marcar território ou acasalar.
Apesar de não ter sido a primeira a domesticar o gato, a civilização egípcia foi a primeira a documentá-lo: em diferentes estátuas, pequenos amuletos e até pinturas murais podemos observar a convivência pacífica entre os egípcios e o gato, assim como a sua divinização. Aliás, uma das figuras divinas mais famosas e veneradas do antigo Egipto é a da deusa da fertilidade e do amor, Bastet, que é justamente representada com uma cabeça de gato.
Na civilização grega e na romana o gato aparecia associado a vários deuses, como Afrodite, símbolo de feminilidade e do amor, e Diana, a deusa da caça. Já nas lendas nórdicas aparece a imagem de Freia, deusa da fecundidade, no seu carro puxado por estes animais.
Na Idade Média foram considerados uma heresia e associados a forças satânicas, tendo sido muitas vezes desprezados e até sacrificados. Eram associados a bruxas, que os tinham por companhia e os usavam nos seus rituais.
Com o decorrer do tempo os mitos e crenças foram-se dissipando, e o gato foi conquistando um espaço privilegiado na vida dos seres humanos. Por exemplo, com a propagação da Peste Negra que matou milhares de pessoas, o gato ganhou o respeito do homem, uma vez que era um exímio caçador de ratos, o principal foco da doença. Era também um animal muito útil nos barcos e nos campos de agricultura, uma vez que caçava os roedores que destruíam os cereais e outros alimentos.
Desde então, o gato passou a fazer parte integrante da vida dos humanos. Entre aqueles que o elegeram como animal de estimação estão grandes personalidades da nossa História como o político Winston Churchill, a violoncelista Guilhermina Suggia, o pintor Gustav Klimt e o escritor Ernest Hemingway.
Fonte -Infopédia
.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Aguarelas




Há um lugar e um tempo para todas as coisas.
Provérbio Cherokee.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Marés




às vezes ando ao sabor das marés
que assaltam a minha memória
e fazem parte de mim.
.
© Piedade Araújo Sol 

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Portas



Quando uma porta se fecha outra se abre; mas nós quase sempre olhamos tanto e de maneira tão arrependida para a que se fechou, que não vemos aquelas que foram abertas para nós.

Alexander Graham Bell

domingo, 14 de fevereiro de 2021

Dias dos Namorados e de S.Valentim



O Dia dos Namorados, ou dia de São Valentim, celebra-se a 14 de fevereiro.

Mais romântico do que o amor que está no ar nesta altura é a origem dessa comemoração, a mais romântica do ano.

O Dia dos namorados é celebrado no dia da morte de um bispo chamado Valentim.

São Valentim foi morto a mando do imperador que havia proibido casamentos, pois o mesmo alegava que os homens solteiros tinham melhor desempenho nas batalhas.

Valentim, no entanto, desobedeceu as ordens imperiais e celebrava casamento às escondidas.

Diversos países do mundo, tal como Portugal, Espanha e Argentina, comemoram o Dia dos namorados no Dia de São Valentim. Nesse dia, além da troca de presentes, os namorados costumam sair para jantar e preparar surpresas um para o outro. No Brasil, os casais celebram o amor na véspera de Santo António, popularmente conhecido como santo casamenteiro.
Origem do Dia dos Namorados

A história do Dia de São Valentim remonta ao século III d.c. O Imperador romano Cláudio II proibiu os casamentos, pois acreditava que os combatentes solteiros tinham melhor desempenho nas batalhas.

Um bispo da época, de nome Valentim, desrespeitou este decreto imperial, realizando casamentos. O segredo foi descoberto e Valentim foi preso, torturado e condenado à morte.

Executado no dia 14 de Fevereiro do ano de 269, a data deu origem ao dia dos namorados.

Antes de morrer, porém, Valentim conseguiu enviar e receber algumas cartas ainda na cela, o que originou a troca de cartões, os chamados "valentines".

Segunda a lenda, enquanto estava preso, Valentim teria se apaixonado pela filha do carcereiro que era cega e, por milagre, a moça ficou curada da cegueira.


sábado, 13 de fevereiro de 2021

Gaivotas ao pôr- do- sol




as gaivotas embelezando o entardecer com seus voos graciosos..

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Natureza




Escute a voz da natureza, ela contém tesouros para você.
provérbio Ferret.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Casas




 

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Parque

 



Quando um homem se afasta da natureza, seu coração endurece.
 Provérbio -Lakota.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

marés




Pelas luas se tiram as marés
provérbio