segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Aguarelas ou Sorrisos





Sabes Poeta 
Às vezes é difícil 
Traduzir sorrisos 

©Piedade Araújo Sol

domingo, 29 de novembro de 2020

Domingo


Desinformamos: falamos só a metade que nos convém e não a outra metade; a outra metade não a dizemos porque não é conveniente para nós. Em segundo lugar está a difamação: quando uma pessoa realmente tem um defeito, e errou, então contá-lo, 'fazer-se jornalista'… E a fama dessa pessoa está acabada! E a terceira é a calúnia: dizer coisas que não são certas. Isso é também matar o seu irmão! Todas essas três – a desinformação, a difamação e a calúnia – são pecado! Este é o pecado! Isso é dar um tapa em Jesus na pessoa dos seus filhos, dos seus irmãos.
Papa Francisco

sábado, 28 de novembro de 2020

gaivotas




 Sento-me no cimo da escarpa
Assim apanho o rio que se confunde com o mar 
Abro as asas e voo…com o sentir 

©Piedade Araújo Sol

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

cactos




Elas, as palavras, estavam lá
todas!
A tua procura nao foi perfeita!
Só tinhas que ler as cores das flores
e dos espinhos.

©Piedade Araújo Sol

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Sunset




Ao inspirar, acalmo o corpo e a mente. Ao expirar, sorrio. Vivendo no momento presente, eu sei que esse é o único momento que tenho.
Thich Nhat Hanh

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Azuis




que exista sempre o azul,
do céu,
e do mar,
o resto, nos inventamos 

©Piedade Araújo Sol

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

gatos




Livros, gatos e meninas loiras são a melhor decoração para um quarto.
 (ditado francês).

domingo, 22 de novembro de 2020

Domingo


Que Jesus seja sempre e em tudo seu apoio, seu consolo e sua vida!

sábado, 21 de novembro de 2020

Arte de Bordalo II




 
Bordalo II: O Artista Atrás do Lixo


Bordalo II, artista plástico Lisbonense, cria e recria a partir do nosso lixo. Faz arte. Conheça o artista português que nos confronta com o nosso consumismo.


Artur Bordalo nasce em Lisboa em 1987, já o seu nome artístico Bordalo II nasce de uma homenagem ao seu avô, o pintor e artista plástico Real Bordalo.

Bordalo II usa lixo que encontra nas ruas e com ele constrói esculturas que nos mostram que “o lixo de uns é o tesouro de outros”, neste caso, é arte.

Tendo passado pelo graffiti clandestino durante a adolescência, o seu amor pela arte foi inspirado pelo avô – a quem, desde criança, viu representar as ruas de lisboa – e foi na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, que percebeu quais os materiais que gosta de trabalhar e as técnicas que queria explorar – que não eram só pintura.
Fonte NEt

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Flores



Significado das cores das flores Flores Roxas ou Violetas
É a cor da dignidade, do mistério, da aristocracia, da ausência de tensão, porém pode lembrar a violência, a agressão.
 Exemplos: hortênsias, amor-perfeito.

quinta-feira, 19 de novembro de 2020

depois da chuva






Depois das chuvas fica o cheiro da terra molhada e a beleza dos reflexos 

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

cactos




Cacto suculento, ramificado, de porte arbustivo, com altura entre 1,5–3 m, ramos clorofilados achatados, de coloração verde-acinzentada, mais compridos (30–60 cm) do que largos (6–15 cm), variando de densamente espinhosos até desprovidos de espinhos. As folhas são excepcionalmente pequenas, decíduas precoces. As flores são amarelo ou laranja brilhantes, vistosas. Os frutos são amarelos-avermelhados, suculentos, com aproximadamente 8 cm de comprimento, com tufos de diminutos espinhos. A reprodução, faz-se por semente ou vegetativamente.
O fruto é conhecido por tabaibo, figo-do-diabo, figo-da-Índia, figo-palmeira ou tuna. A sua polpa é suculenta e tem alto teor de fibras, vitamina A e ferro.

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Sunset




O sol todo dia se põe, mas todo dia nasce.
Provérbio

domingo, 15 de novembro de 2020

Domingo


Seguir em frente nos dá liberdade, e a liberdade é a única condição para a felicidade. Se, em nosso coração, nós ainda nos apegamos a qualquer coisa - raiva, ansiedade ou posses - não poderemos ser livres.

Thich Nhat Hanh

sábado, 14 de novembro de 2020

Medronhos




 O medronho, conhecido cientificamente como Arbutus unedo, é uma espécie de arbusto que chega a alcançar, de forma excecional, os 7 metros (sendo o normal os 4 ou 5 metros). Esta pequena árvore caracteriza-se por apresentar um tronco avermelhado coberto de “escamas” acinzentadas.

O medronho tem uma folhagem de folha persistente (ou seja, perenifólia), portanto, as suas folhas mantêm-se nos ramos durante todo o ano, mesmo na época de seca (outono e inverno).

Se procura uma espécie que decore com um verde bonito o seu jardim, o Arbutus unedo é uma opção a ter muito em conta. As folhas são verdes brilhantes na parte da frente e verde embaciado no avesso da folha. Geralmente, têm formato oval (elípticas ou lanceoladas).

Quanto às flores.

O medronho desenvolve umas flores brancas com tons cor-de-rosa, em forma de campânula, pequenas e de uma grande beleza. Floresce no outono. Estas flores crescem em ramalhetes suspensos, o que as torna ainda mais bonitas.

Têm frutos?

Sim. O medronho possui uns frutos (bagas) que no início têm uma tonalidade amarelo-alaranjada e depois tornam-se vermelhos quando alcançam a maturidade. Talvez não saiba, mas os frutos demoram até um ano em amadurecer, daí que muitas vezes se consiga ter flores e bagas em simultâneo.

Com o medronho poderá dispor de um jardim sempre verde, colorido durante o outono e o inverno e com uns frutos bonitos que também servem para decorar. É ou não é uma espécie interessante?

Tal como mencionado anteriormente, o medronho é perfeito para decorar. Esta bonita espécie goza de um grande interesse ornamental, tanto para jardins privados como para espaços verdes públicos.

É um arbusto com que pode decorar o seu pequeno jardim durante todo o ano. A sua folhagem perene e as suas bonitas flores e frutos de proporcionarão um leque de cores que vão agradar a todos.

Mas não se usa só para decorar!

os frutos costumam empregar-se em confeitaria e para obter certos licores. São comestíveis (ainda que não sejam muito ricos) e possuem propriedades anti-inflamatórias, antirreumáticas e diuréticas.

Além disso, com as folhas do medronho podem-se fazer infusões.

Mas atenção, todos e cada um dos seus usos (à exceção da decoração) devem ser realizados com especial cuidado. Ainda que se trate de uma planta natural, um consumo excessivo pode ter efeitos negativos, por isso, antes de fazer alguma coisa, consulte um profissional.

Fonte : Net

sexta-feira, 13 de novembro de 2020

A Simplicidade e beleza das flores silvestres




Não há satisfação maior do que aquela que sentimos quando proporcionamos alegria aos outros. 

 Masaharu Taniguc

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Depois da chuva





e depois da chuva a rua ficou perfumada
colorida
e cheia de poesia.
Piedade Araújo Sol

quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Aguarelas ao sabor da minha lente,





Sabes poeta! 
Nem todos os rios desaguam no mar,
há rios que desaguam no sentir.

©Piedade Araújo Sol 

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Rosas Amarelas




Descrição das rosas amarelas

A primeira referência histórica a uma rosa amarela data do Século XVIII, quando foi descoberta num campo no Médio Oriente. Trata-se de uma variedade do género Rosa, pertencente à família Rosaceae, que se caracteriza por folhas ovais, com margens serrilhadas e cor verde-escura, e flores amarelas.

A floração dá-se durante todo o ano e podem crescer até atingir quatro metros de altura.

O seu desenvolvimento dá-se melhor quando cultivadas em pleno sol durante grande parte do dia. Para lá disso, não exigem demasiados cuidados.

Significado das rosas amarelas

As rosas amarelas estão directamente ligadas à amizade e ao apoio. São perfeitas para oferecer a um amigo, representando o amor platónico.

Também estão ligadas à felicidade, à alegria e à satisfação. São uma excelente opção para celebrar uma data especial com amigos, por exemplo um aniversário, um casamento ou uma festa de formatura.

Têm, por outro lado, uma conotação negativa, associando-se ao ciúme, à suspeita e à desconfiança. Podem ser um indício de infidelidade e de dúvida.

Quando se recebem rosas amarelas de alguém que não nos é muito próximo pode ser um sinal de que essa pessoa tem segundas intenções com a oferta. Os mais supersticiosos também as associam à malícia.

Para os místicos as rosas amarelas estão associadas à abundância, à segurança e ao brilho, sendo utilizadas em magias solares e em banhos de cura.

Quando associadas a rosas vermelhas, num bouquet de oferta, as rosas amarelas representam sentimentos de congratulações.