sábado, 31 de outubro de 2020

Hibisco

Em cada dia um sorriso 
Com o perfume e cor de uma flor 
Assim seja em nossa vida 
A força enorme do amor 

©Piedade Araújo Sol

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Detalhes





desenha o mar
porque há rios que não desaguam no mar
perdem-se pelos caminhos do sentir ... 

©Piedade Araújo Sol

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Porta


Portas fechadas
Abraços esquecidos
Beijos não partilhados
Sentimentos feridos 

©Piedade Araújo Sol

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Estrela de David

Significado de Estrela de Davi 

O que é a Estrela de Davi: 

Estrela de Davi é um símbolo também conhecido como escudo de Davi usado por seguidores do Judaísmo. É um símbolo que apresenta diversas interpretações e que está presente em várias manifestações culturais e religiosas. 

Em hebraico, a expressão Estrela de Davi é "Magen David", que significa escudo de Davi. É um símbolo de realeza, e antigamente vários guerreiros do povo de Israel usavam esse símbolo nos seus escudos durante as batalhas. 

A estrela de Davi também é conhecida por algumas pessoas como Selo de Salomão, que foi filho de Davi e considerado o rei mais rico e sábio de Israel. 

É um símbolo de grande valor para os judeus e israelitas, e faz parte da bandeira de Israel, conforme é possível ver na imagem. Apesar disso, nem todos os israelitas são a favor da Estrela de Davi na bandeira de Israel, porque nem todos seguem o Judaísmo. Várias pessoas indicam que esse símbolo designa um Estado sionista, o que não corresponde às crenças e ideologias de uma parte do país. 

Historiadores indicam que o símbolo é constituído por dois triângulos porque no alfabeto hebraico usado na época do Rei Davi o nome "Davi" era constituído por três letras, Dalet, Vav e Dalet, sendo que a letra Dalet tem uma forma triangular. Assim, a Estrela de Davi é formada pela sobreposição de duas das três letras do nome Davi. 

Alguns autores indicam que um dos triângulos representa o homem e as suas três vertentes (corpo, alma e espírito) e o outro remete para Deus e os seus vértices expressam a Santíssima Trindade (Deus Pai, Filho e Espírito Santo). A Cabala, por exemplo, indica que a Estrela de Davi remete para o confronto do bem contra o mal, do espiritual contra o físico. Além disso, os doze lados da estrela podem representar as doze tribos de Israel. 

Durante o holocausto, os nazistas identificavam os judeus que se encontravam nos campos de concentração através da representação da Estrela de David nas suas roupas. 

domingo, 25 de outubro de 2020

Domingo


Não desanime de você, ainda que a colheita de hoje não seja muito feliz.

Não coloque um ponto final nas suas esperanças. Ainda há muito o que fazer, ainda há muito o que plantar, e o que amar nessa vida.
Ao invés de ficar parado no que você fez de errado, olhe para frente, e veja o que ainda pode ser feito...
A vida ainda não terminou. E já dizia o poeta "que os sonhos não envelhecem...".
Vai em frente. Sorriso no rosto e firmeza nas decisões.

Padre Fábio de Melo

sábado, 24 de outubro de 2020

Sunset




Não tenha medo de dar grandes saltos. Você não consegue atravessar um abismo dando dois pulos pequenos.
David Lloyd George

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Outono




 durante o outono os dias vão ficando mais curtos e as noites longas: 
no outono o sol tem sono.


quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Folhas Coloridas




Deixe a chuva tirar todas as suas preocupações.
Provérbio -Americano.

quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Depois da chuva



 
Depois da chuva vem o brilho do sol.
Provérbios Holandeses

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

chuva


O que a chuva faz num dia, o sol não desmancha em dois

domingo, 18 de outubro de 2020

Domingo

O amor é a rainha das virtudes.
Como as pérolas se ligam por um fio, assim as virtudes, pelo amor.
 Fogem as pérolas quando se rompe o fio.
 Assim também as virtudes se desfazem afastando-se o amor

Padre Pio de Pietrelcina

sábado, 17 de outubro de 2020

Dia Internacional da Preguiça

 




O Dia Internacional do Animal Preguiça, ou simplesmente Dia Internacional da Preguiça, celebra-se anualmente no terceiro sábado de outubro, para fazer uma pausa neste comprido mês.

Não é uma data oficial. Existem dois objetivos nesta data: aprender a viver mais lentamente, e melhor, com o exemplo da preguiça e chamar a atenção para os problemas que este animal enfrenta.

Apesar de estar sempre com uma expressão de alegria no rosto, a preguiça é vítima de caçadores, é vendida como animal de estimação, morta por carros, por cabos elétricos, entre outros perigos.

Origem do Dia Internacional do Preguiça

O primeiro dia internacional do bicho-preguiça celebrou-se em 2010, na Colômbia, por ação da AIUNAU, uma organização sem fins lucrativos de proteção animal, tendo obtido relevo mundial ao longo dos anos.

Em novembro festeja-se também o Dia Internacional da Preguiça, esse sim, inteiramente dedicado à arte de relaxar e de não fazer nada.
Características do Preguiça

O bicho-preguiça é um animal mamífero que pode ser encontrado na América do Sul e tem características muito especiais, cujo fama deriva do facto de fazer as coisas com lentidão.

Apesar de se alimentarem de folhas, as preguiças demoram um mês a digerir uma refeição, e podem dormir entre 15 a 18 horas.

NOTA: como não tenho foto da preguiça coloquei do meu gato.

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Estrelas do Mar




As estrelas de mar não são peixes como o seu apelido de “estrela do mar”, sugere.

Elas pertencem a um grupo de animais chamados equinodermos, que significa “pele espinhoso.”

Eles estão relacionados com estrelas frágeis, ouriços do mar e pepinos do mar.

As estrelas de mar pertencem à classe Asteroidea (do grego aster, estrela + eidos, forma + ea, caracterizado por). É uma classe de equinodermos que têm simetria radiada.

O corpo das estrelas de mar pode ter diversos aspectos: pode ser liso, granuloso ou com espinhos bem evidentes, apresentando um determinado número de pontas, denominadas por braços, que formam a sua simetria.

O corpo é duro e rígido, devido ao seu esqueleto interno, mas, no entanto, pode ser quebrado em diversas partes quanto tratado violentamente. Mesmo assim, este animal consegue dobrar-se e deslocar os braços para se mover para passear, ou quando o seu corpo se encontra em espaços irregulares entre rochas.

Esta movimentação é feita com a ajuda dos seus pés ambulacrários. Os seus tamanhos podem variar imenso entre poucos centímetro e um metro de diâmetro.

A sua respiração é feita através das brânquias.

A sua reprodução pode ser sexuada, ou assexuada, ou seja, pode envolver gâmetas femininos ou masculinos (sexuada) ou ter origem apenas num ser, sem que haja junção de dois tipos de gâmetas (assexuada).

Quando a reprodução é sexuada, a estrela-do-mar fêmea liberta os ovos na água que irão, posteriormente, ser fecundados pelo gâmeta masculino. Á medida que o novo ser se vai desenvolvendo, forma-se uma larva que irá dar origem à estrela-do-mar.

Quando se trata de reprodução assexuada, a estrela-do-mar reproduz-se por um processo designado fragmentação. Assim sendo, de cada vez que, espontaneamente ou acidentalmente, um dos braços das estrela-do-mar for cortado, este braço irá desenvolver-se, originando um novo ser.

Relativamente à estrela-do-mar que perdeu um dos braços, este mesmo também será regenerado, restituindo à estrela-do-mar a sua simetria.

Fonte : https://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/estrela-do-mar

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Nuvens

 




Considere o céu como seu pai, a terra como sua mãe e todas as outras coisas como seus irmãos e irmãs.

Provérbio Americano.

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Riscos na areia

 




Observe suas próprias pegadas antes de mencionar as falhas de outra pessoa. 
Provérbio -Sauk.

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Dornes Península dos Templários





A “vila” de Dornes, em Ferreira do Zêzere, é usualmente chamada de Península Encantada ou Terra Mítica dos Templários. Fica no concelho de Ferreira do Zêzere, no distrito de Santarém, a aproximadamente 30 quilómetros de Tomar. É uma península banhada pelo rio Zêzere (albufeira de Castelo de Bode) que terá servido de ponto estratégico militar nos inícios da nacionalidade. E hoje vamos visitar Dornes…


Portugal possui um leque de aldeias típicas que são chamativas por diversas razões. A antiguidade, a singularidade e a beleza tornam uma simples aldeia numa aldeia mítica. Dornes tem um encanto muito particular.

domingo, 11 de outubro de 2020

Domingo

 

Aspiremos a felicidade que nos foi preparada por Deus.
São Padre Pio de Pietrelcina

sábado, 10 de outubro de 2020

castelo do bode barragem




A barragem de Castelo de Bode e o legado dos Templários

O serpentear do curso do Rio Zêzere guia-nos até um magnífico lago entre as montanhas xistosas e mágicas do concelho de Tomar. Nesta zona poderá visitar e apreciar a Barragem de Castelo de Bode, uma das principais construções no conjunto de barragens da bacia do Zêzere e uma das maiores barragens do país.

Situada em Tomar, a barragem banha diversas terras outrora controladas pela Ordem dos Templários e que mantêm uma aura de mistério que fascina todos os que as visitam. A mais conhecida será Dornes, na mítica península que lhe empresta o nome. A presença da Ordem dos Templários é bem visível na torre sineira pentagonal de Dornes, que sobrevive quase intacta até aos nossos dias.

Para os apaixonados pelas lendas que perseguem a história dos templários, uma visita cuidadosa e atenta à região é indispensável. Mas a característica mais apaixonante da Barragem de Castelo de Bode são as suas bonitas albufeiras, que originaram algumas das praias fluviais mais extraordinárias do país.

Fonte : https://turismodocentro.pt/artigo/a-barragem-de-castelo-de-bode-e-o-legado-dos-templarios/

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

A Lua




A lua e o amor, quando não crescem, diminuem.
provérbio popular

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Portas








Abençoe aqueles que nos desafiam, pois lembram-nos das portas que fechamos e das portas que ainda temos que abrir.

 Poema Navajo

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Dia Nacional dos Castelos




O Dia Nacional dos Castelos celebra-se a 7 de outubro.

Neste dia é possível visitar gratuitamente vários castelos portugueses e conhecer um pouco mais da história destes edifícios emblemáticos da história portuguesa. É uma oportunidade de ouro para conhecer os castelos de Portugal, com visitas orientadas que permitem conhecer os castelos portugueses a fundo. Além das visitas, ainda se recria a época medieval em alguns castelos de Portugal.

Se sempre quis visitar um castelo em especial, este é o dia para o fazer. No ano seguinte pode visitar outro castelo.
Origem da data

Desde 1984 que o Dia Nacional dos Castelos se comemora em outubro. Inicialmente era celebrado no primeiro sábado do mês mas em 2003 estabeleceu-se o dia 7 como a data oficial. Ele tem como objetivo promover em todo o país iniciativas e atividades que visam a reflexão sobre o património fortificado.

Os castelos são testemunhos da memória coletiva dos povos e representam uma importante referência arquitetónica, histórica, cultural e simbólica de um país.
Castelos de Portugal

Portugal possui centenas de castelos e fortes, sendo alguns castelos portugueses reconhecidos pela UNESCO como Património da Humanidade, como é o caso do Convento de Cristo, em Tomar.

O Castelo de Guimarães, onde nasceu Portugal, e o Castelo de Óbidos são dois castelos nacionais que fazem parte das 7 Maravilhas de Portugal - Monumentos.

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Implantação da República

A Implantação da República comemora-se anualmente a 5 de outubro, dia em que deposta a monarquia, no ano de 1910, em Lisboa.

O Dia da Implantação da República, 5 de outubro, é um feriado nacional. Este tinha sido um dos feriados eliminados pelo governo em 2012, mas em 2016 acabou por se acordar novamente no Parlamento que esta data é um feriado.
5 de Outubro de 1910

No dia 5 de outubro de 1910 deu-se a implantação da República em Portugal. Esta ação foi levada a cabo por um movimento de cidadãos apoiantes do republicanismo nacional e também pelo Exército.

Estes cidadãos não concordavam que Portugal fosse governado mais pela monarquia, cercam o Palácio Real e obrigam o rei a exilar-se na Inglaterra. Houve resistência em algumas cidades, especialmente no interior do país, mas a força das armas acabou se impondo.

Chefiados por Teófilo Braga, os cidadãos procederam a um golpe de estado, destituíram a monarquia constitucional e implantaram o regime republicano.

Após a proclamação da República foi criado um governo provisório chefiado por Teófilo Braga. Em agosto de 1911 foi aprovada uma nova Constituição, tendo início a Primeira República Portuguesa.

O primeiro Presidente da República foi Manuel de Arriaga, eleito pelo Parlamento a 24 de agosto de 1911.

Com esta mudança foram alterados alguns símbolos do país como o hino e a bandeira nacional, que passou de azul e branca para verde e vermelha.
Comemorações do 5 de Outubro

A implantação da República é celebrada com paradas militares, hasteamento da bandeira e execução do hino nacional na Câmara de Lisboa, discursos do presidente da Câmara e do presidente da República.

Há também imposição de condecorações a civis e entrega de espadas na Academia Militar que são feitas pelo presidente da República. No entanto, os eventos podem sofrer alteração a cada ano.