Gosto de fazer arte com a fotografia e a poesia. Todas as imagens apresentadas são de minha autoria,captadas,como o meu olhar as sentiu…não são perfeitas, nem eu quero que assim sejam, porque por vezes é na imperfeição que se encontra a beleza encoberta...
quarta-feira, 30 de setembro de 2020
segunda-feira, 28 de setembro de 2020
O Silêncio
O Dia de Confúcio é celebrado tradicionalmente a 28 de setembro.
O aniversário de Confúcio calha no 27.º dia do oitavo mês lunar do calendário chinês.
O silêncio é um amigo que nunca trai
(Confúcio)
domingo, 27 de setembro de 2020
sábado, 26 de setembro de 2020
Porta Envelhecida
e para que não olhar a porta que existe e que se perde o sentido
mas, ela lá está!
muitas vezes à espera de um toque apenas
ou de um empurrão para além dela
certamente que sem dores nem raivas,
é mais fácil, mesmo que tudo se transforme
num labirinto de nós
em nós
©Piedade Araújo Sol
sexta-feira, 25 de setembro de 2020
Dia Mundial Dos Rios
O Dia Mundial dos Rios é comemorado no dia 25 de setembro.
O objetivo desta data, criada em 2005, é promover a preservação dos rios de todo o mundo e aumentar o conhecimento das populações sobre os rios.
Os cidadãos são incentivados a participar na preservação e recuperação dos rios, não só neste dia mas durante todo o ano.
Mais de 60 países dão as mãos para celebrar o Dia Mundial dos Rios. Milhares de rios mundiais encontram-se em sérias dificuldades e sujeitos a ameaças, com o desenvolvimento industrial, a poluição humana e as mudanças climáticas.
A limpeza dos rios é uma das iniciativas realizadas nesta data. Comemorações de comunidades ribeirinhas, caminhadas, projetos escolares, festivais de música, exibições de arte e planificação de restauração de habitat natural são outras das atividades deste dia.
Fonte: Calendarr
quinta-feira, 24 de setembro de 2020
Carissa Macrocarpa
Carissa macrocarpa é um arbusto nativo da África do Sul. É conhecida como a ameixa Natal e, na África do Sul, a grande num-num. Em Zulu , bem como nas tribos Bantu do Uganda, ele é chamado Amathungulu ou umThungulu oBomvu . Em Afrikaans o fruto é chamado noem-noem .
C. macrocarpa lida bem com ventos de sal-laden, tornando-se uma boa escolha para as zonas costeiras. É comumente encontrado na mata costeira do Cabo Oriental e Natal. Ela produz e profundas folhas verdes brilhantes e flores brancas de neve cujo aroma perfumado intensifica à noite. Como outro Carissa espécies, C. macrocarpa é um espinhoso, arbusto contendo látex. Eles florescem durante meses em um momento. O gordo ornamental, redondo, fruto vermelho aparece no verão e no outono (outono), ao mesmo tempo que as flores. Em áreas moderados, litorais os frutos aparecem ao longo do ano. O fruto pode ser comido fora de mão ou feitas em tortas, doces, geleias e molhos. Alguns afirmam que não seja o fruto, a planta é venenosa. No entanto, esta afirmação é um mito, possivelmente com base em semelhanças com outras plantas com seiva leitosa. A Faculdade de Agricultura e Ciências Ambientais na Universidade da Califórnia, Davis classifica a planta como moderadamente tóxico. Ele aparece na lista de árvore Nacional Sul-Africano como o número 640,3.
A planta alimentar tradicional na África, esta fruta pouco conhecida tem potencial para melhorar a nutrição, aumentar a segurança alimentar, desenvolvimento rural fomentar e apoiar Landcare sustentável.
Fonte :: Wikipédia
quarta-feira, 23 de setembro de 2020
segunda-feira, 21 de setembro de 2020
Dia Internacional da Paz
O Dia Internacional da Paz é celebrado anualmente a 21 de setembro.
Esta iniciativa mundial foi estabelecida pelas Nações Unidas em 1981 e foi comemorada pela primeira vez em setembro de 1982.
Em 2002 a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou oficialmente o dia 21 de setembro como o Dia Internacional da Paz.
Objetivos do dia internacional da paz
A comemoração tem como objetivo levar as pessoas a sensibilizaram-se para a necessidade da paz no mundo e para promoverem atos que tenham como resultado o fim dos conflitos entre povos e a consagração da paz mundial.
O fim deste dia é que a pessoa faça algo pela paz. Entre outras ideias, pode colocar uma bandeira branca na sua casa, perdoar um amigo, fazer um donativo, juntar-se aos eventos realizados pelo mundo, partilhar a página oficial deste dia ou a música Imagine de John Lennon nas redes sociais ou assinar petições que circulam pela internet pela paz.
Atividades e tema
As atividades desde dia vão desde concertos mundiais pela paz a exposições de arte, colóquios e caminhadas.
Em Portugal as atividades desenvolvidas são realizadas tradicionalmente pelo Conselho Nacional para a Paz e Cooperação, em cidades como o Porto e Lisboa.
No dia 1 de janeiro celebra-se também o Dia Mundial da Paz uma data criada pela Igreja Católica.
Fonte :Calendarr
domingo, 20 de setembro de 2020
Domingo
Na sua vida, não tenha medo de ser fraco, já que a fraqueza representa capacidade de amar. Quando o outro, pelas mais diversas razões esperar pelo seu ódio, surpreenda-o com o seu amor.
Padre Fábio de Melo
sábado, 19 de setembro de 2020
Marés
quando a tristeza se apoderar de ti...
não a deixes fazer morada ...
e inventa cores da cor da esperança.
©Piedade Araújo Sol
sexta-feira, 18 de setembro de 2020
Tapete de Flores
Tropeço sempre nas pétalas das flores escorregadias
Que me deixas a lembrar o caminho
Paradoxalmente para que eu saiba onde andas
Embora essa não seja a tua real intenção
Penso eu, que já não sei se te siga
Ou se te esqueça
É que sem querer sabes?
Já escorreguei nas pétalas
©Piedade Araújo Sol 2020-09-13
quinta-feira, 17 de setembro de 2020
Dia Internacional da Música Country
O Dia Internacional da Música Country celebra-se a 17 de setembro.
Foi criado na década de 1950 e é comemorado efusivamente todos os anos, com concertos em salas de espetáculos, em diferentes países do
A música country surgiu nos Estados Unidos da América, na década de 1920, contando histórias e problemas do quotidiano. Usando harmonias guiadas pelo banjo, guitarra e harmónica, este é um dos estilos musicais mais populares nos Estados Unidos e mesmo no mundo.
Para celebrar o Dia Internacional da Música Country pode vestir-se a rigor, com umas calças ou saia de ganga, e colocar um chapéu e umas botas de cowboy e assistir a um concerto country. Também pode ouvir música country por casa ou no trabalho. Caso não conheça este estilo musical, este é o dia ideal para ouvir algumas músicas country.
Cantores country famosos
Hank Williams
Garth Brooks
Dolly Parton
Loretta Lynn
Johnny Cash
Bob Dylan
Willie Nelson
Emmylou Harris
Roy Clark
Patsy Cline
John Denver
Elvis Presley
quarta-feira, 16 de setembro de 2020
segunda-feira, 14 de setembro de 2020
o voo do lenço ou o vento no lenço...
ao lusco fusco, a mulher ensaia o voo do lenço
ou o lenço no vento
e o vento no lenço, num momento
em momentos que se querem sempre...
© Piedade Araújo Sol
domingo, 13 de setembro de 2020
Domingo
O sofrimento suportado de maneira cristã é a condição que Deus, autor de todas as graças e de todos os dons que conduzem à salvação, estabeleceu para conceder-nos a glória.
Padre Pio de Pietrelcina
sábado, 12 de setembro de 2020
Jardim Tropical Monte Palace
Localiza-se no cimo de uma linda colina com vistas deslumbrantes sobre a baía do Funchal.
O Monte Palace é um local de importância histórica, pois foi no século XVIII um luxuoso hotel que albergou muitos ilustres hóspedes. Hoje, a Fundação Berardo, transformou esta belíssima propriedade num museu e jardim.
Aqui encontrará plantas e flores exóticas de vários continentes e também animais como patos, cisnes brancos e negros, pavões, galinhas e carpas Koi.
Área: 70.000 m2
Fonte :Net
sexta-feira, 11 de setembro de 2020
Cogumelos
Os cogumelos são a espécie de fungos comestíveis mais conhecida e que mais se utiliza na gastronomia. É uma variedade originária da Europa e da América do Norte, atualmente de popularidade mundial. A origem do seu uso na gastronomia remonta ao século XVII. Séculos e séculos de utilização!
Estes não devem ser comestíveis...
quinta-feira, 10 de setembro de 2020
quarta-feira, 9 de setembro de 2020
A Roda dos Expostos ou Roda dos Enjeitados
A roda dos expostos ou roda dos enjeitados consistia num mecanismo utilizado para abandonar (expor ou enjeitar na linguagem da época) recém-nascidos que ficavam ao cuidado de instituições de caridade.
O mecanismo, em forma de tambor ou portinhola giratória, embutido numa parede, era construído de tal forma que aquele que expunha a criança não era visto por aquele que a recebia.
Esse modelo de acolhimento ganhou inúmeros adeptos por toda a Europa, principalmente a católica, a partir do século XVI.
Em Portugal, as rodas espalharam-se a partir de 1498 com o surgimento das irmandades da Misericórdia, financiadas pelos Senados das Câmaras.
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa foi pioneira neste dispositivo.
Segundo as Ordenaçoes Manuelinas de 1521 e confirmadas pelas Ordenações Filipinas de 1603, as Câmaras deveriam arcar com o custo de criação do enjeitado nascido sob a sua jurisdição, caso esta não tivesse a Casa dos Expostos e nem a Roda dos Expostos. A Câmara teria essa obrigação até que o exposto completasse sete anos de idade.
No Brasil.
As primeiras Santas Casas de Misericórdia da América Portuguesa que receberem a roda dos expostos foram as de Salvador em 1726 e a do Rio de Janeiro em 1738.
Sobrenomes
Os expostos não eram anónimos, ou desprovidos de reconhecimento por aqueles com quem convivia. É gente que cresce, casa, usa e toma apelidos de diversa origem: da família que o criou, dum padrinho ou duma madrinha, duma profissão que entretanto aprende, ou que seja a do pai ou da mãe da família que o criou, da sempre citada alcunha, própria ou dalgum dos anteriores, ou mesmo do (ou dos) pais que, entretanto, aparecem ou se sabe quem é (são). Em muitos assentos de batismo, aparecem os nome dos pais, ou apenas os apelidos, que os pais/mãe deixavam escrito num papel junto com a criança quando os deixavam na Misericórdia. Noutros casos, os nomes aparecem à margem quando os pais os voltavam a ir buscar. As crianças, no caso de virem a ser batizadas por quem as recolhia na roda, tomavam apelidos de origem religiosa, como dos Santos, dos Anjos, de Jesus, etc., os quais não eram, todavia, exclusivamente usados nestes casos.
Fonte : Wikipédia
segunda-feira, 7 de setembro de 2020
domingo, 6 de setembro de 2020
Dia Europeu da Cultura Judaica
O Dia Europeu da Cultura Judaica celebra-se a 6 de setembro de 2020.
O objetivo desta data é dar a conhecer melhor a cultura judaica e as suas tradições nos países europeus através de atividades relacionadas com esta cultura.
O dia comemora-se em quase todos os países da Europa e Portugal não é exceção. Foi em 2014 que Portugal participou pela primeira vez no Dia Europeu da Cultura Judaica, com várias atividades realizadas em localidades como Castelo Branco.
Para conhecer mais sobre a cultura do povo judeu e entender como eles contam o tempo, leia: Calendário judaico.
O objetivo desta data é dar a conhecer melhor a cultura judaica e as suas tradições nos países europeus através de atividades relacionadas com esta cultura.
O dia comemora-se em quase todos os países da Europa e Portugal não é exceção. Foi em 2014 que Portugal participou pela primeira vez no Dia Europeu da Cultura Judaica, com várias atividades realizadas em localidades como Castelo Branco.
Para conhecer mais sobre a cultura do povo judeu e entender como eles contam o tempo, leia: Calendário judaico.
Actividades
As atividades são coordenadas pela AEPJ (Associação Europeia para a Preservação e Promoção da Cultura Judaica e do Património), pelo Conselho Europeu de Comunidades Judaicas, pela B'nai B'rith Europa e pela Rede de Judiarias em Espanha.
Torá
Sefer Torá (do hebraico ספר תורה, plural ספרי תורה, Sifrei Torah; "Livros da Torá" ou "Rolos da Torá") é o nome dado aos rolos da Torá, copiados à mão e cuja composição obedece uma série de obrigações de produção. Considerado a obra mais sagrada do judaísmo, é guardada em um recinto reservado nas sinagogas conhecido como Aron Kodesh.
O texto da Torá impresso (para rituais não litúrgicos) geralmente em forma de livro é conhecido como Chumash, geralmente acompanhado de comentários e traduções.
Chanukiá
Chanukiá ou Chanuquiá (hebraico חנוכיה - hanukiah, pronunciado "ranuquiá") é um candelabro de nove braços, usado durante os oito dias do feriado judaico de Chanuká, também chamado de Festa das Luzes.
Nesta celebração, os judeus de todo o mundo comemoram a libertação do Templo de Jerusalém do domínio dos Gregos no século II a.C. sob a liderança dos Macabeus e o milagre do azeite que havia numa botija - que duraria um dia só - e que queimou no candelabro do Templo por oito dias. Este é o motivo dos nove braços da Chanukiá, sendo o braço do meio, mais proeminente, denominado Shamash (servente), pois a vela que é colocada neste braço é usada para acender as velas que são colocadas nos outros oito braços.
Outro candelabro importante para a cultura judaica é o Menorá (hebraico מנורה - menorah). O Menorá possui sete braços e é um dos símbolos do Judaísmo, juntamente com a Estrela de David.
Xofar
O shofar (do hebraico ) ou, em sua forma aportuguesada, xofar é considerado um dos instrumentos de sopro mais antigos. Somente a flauta do pastor – chamada ugav, na Bíblia – tem registro da mesma época, mas não tem função em serviços religiosos nos dias de hoje.
O shofar não produz sons delicados, como o clarim moderno, a trombeta ou outro instrumento de sopro e, para os judeus, não é apenas um instrumento "musical", mas sim um instrumento tradicionalmente sagrado.
Na tradição judaica, lembra o carneiro sacrificado por Avraham (Abraão) no lugar de Yitschac ( Isaac) através da história da Akedá , lida no segundo dia de Rosh Hashaná
Ocasiões em que era tocado
Nos tempos antigos, o shofar era usado em ocasiões solenes. A palavra shofar é mencionada pela primeira vez em conexão à Revelação Divina no Monte Sinai, quando "a voz do shofar era por demais forte e todo o povo do acampamento tremeu". Assim, o shofar em Rosh Hashaná (ano novo judaico) tem o dever de lembrar aos judeus suas obrigações para com seu serviços religiosos.
O shofar também era tocado durante as batalhas contra inimigos perigosos. Portanto, o shofar de Rosh Hashaná serve como um grito de guerra contra o inimigo interior, impulsos maus e paixões.
Pesquisa:Internet
Imagens :Minha Autoria
Pesquisa:Internet
Imagens :Minha Autoria