quarta-feira, 31 de julho de 2019

Papoila


a fragilidade e a beleza, por vezes é muito efémera .... 

segunda-feira, 29 de julho de 2019

E


 o que veio dar à praia  foram caranguejos...

domingo, 28 de julho de 2019

Domingo


Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.

Dalai Lama

sábado, 27 de julho de 2019

Pôr-do-Sol


Não importa o tamanho da Montanha, ela nunca poderá tapar o sol.

Provérbio Chinês

sexta-feira, 26 de julho de 2019

Nenúfares



Nome científico: NymphaeaNome comum:
 Lírio de água, Nenúfares, Ninfea
Altura: De 3 a 5 metros aproximadamente


Caraterísticas

Esta planta aquática também conhecida como Lírio de água ou flor de Lotus, forma parte da família da Nymphaeaceae. Esta planta têm a sua origem nos lagos de África e também em alguns países do continente asiático.

Quanto às suas caraterísticas deve saber-se que esta planta conta con diferentes folhas. As primeiras são aquelas que se encontram debaixo de água e as segundas são as mais compridas que se encontram na parte superior e são as que se vêem a flutuar.

A floração desta planta dá-se em pleno verão e pode durar entre 4 a 5 dias. Nestes dias a planta exala uma forte fragrância similar ao brandy.

Em relação ao uso desta planta, podem encontrar-se como decoração nos lagos ou também as suas flores para decorar as casas. Além disto é bom ter presente que os nenúfares contam com umas 1700 variedades de espécies.

No caso de querer cultivar esta formosa planta, deve-se saber que estas requerem águas que sejam tranquilas e também onde possam receber boa luz do sol. Desta forma deve evitar-se que a água se encontre contaminada com matéria orgânica pelo que se recomenda a retirar muito bem as folhas e plantas mortas.

Algumas das pragas que atacam esta planta são o famoso pulgão, também alguns escaravelhos e uma grande variedade de fungos.


Significado dos nenúfares

No momento de querer expressar a pureza dos nossos sentimentos para com alguem, uma boa forma de o fazer é dando uma flor de nenúfares.
Fonte:/www.floreswiki.com/nenufares

quinta-feira, 25 de julho de 2019

Aguarelas


não são aguarelas, mas, são as que faço com a minha lente...

quarta-feira, 24 de julho de 2019

Prazeres


o mar é sempre um prazer inesgótavel para as crianças....

segunda-feira, 22 de julho de 2019

Monumento Natural das Portas de Rodão



As Portas de Ródão são uma formação geológica situada perto de Vila Velha de Ródão, resultante da intersecção do duro relevo quartzítico da Serra das Talhadas com o curso do rio Tejo. Neste local há um estreitamento do vale, que aqui corre entre duas paredes escarpadas, que atingem cerca de 170 m de altura, fazendo lembrar duas "portas", uma a norte no distrito de Castelo Branco, Beira Baixa, e outra a sul no concelho de Nisa, distrito de Portalegre, Alto Alentejo.

O encaixe do Tejo começou por erosão remontante, há cerca de 2,6 milhões de anos, aproveitando acidentes tectónicos associados à falha do Pônsul, e decorreu em várias etapas, reflectidas em terraços fluviais e plataformas embutidas por erosão, mais visíveis na margem direita a montante das Portas.

O grande lago e as grandes profundidades imediatamente a jusante das Portas testemunham a imponência da queda de água que aqui terá existido antes de se atingir a actual fase de equilíbrio.

No topo da "porta" norte, que é facilmente acessível por estrada, situa-se o pequeno castelo do Rei Wamba. Deste local vislumbra-se um vasto panorama sobre o vale do Tejo a jusante das Portas, com o Conhal do Arneiro, na margem esquerda, e o povoado paleolítico de Vilas Ruivas, na margem direita.

As Portas de Ródão são igualmente um local privilegiado de observação da avifauna, servindo de habitat à maior colónia de grifos de Portugal, assim como à cegonha-preta ou ao milhafre-real.


É um dos geossítios do Geoparque Naturtejo da Meseta Meridional.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

domingo, 21 de julho de 2019

Domingo


Deus não cansa de perdoar... Nós é que cansamos de pedir perdão.
Papa Francisco

sábado, 20 de julho de 2019

A roupa suja suja lava-se em casa ....


e depois o sol se encarrega de secar....

sexta-feira, 19 de julho de 2019

Lago colorido




Ande e olhe à sua volta até onde o seu olhar o levar.
Por vezes é tanta a beleza, que as palavras se tornam desnecessárias.
Mas, nem tudo o que é belo para mim o será para os demais.
E isso eu compreendo e respeito o "olhar" de cada um.

quinta-feira, 18 de julho de 2019

Pôr-do-Sol


E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.
Gênesis 1:5

quarta-feira, 17 de julho de 2019

Aguarelas




Ao sabor da minha lente e do meu olhar eu gosto de "pintar" aguarelas ....

segunda-feira, 15 de julho de 2019

Cerejas



Uma cereja é o fruto de muitas plantas do gênero Prunus. As cerejas do comércio geralmente são obtidas de cultivos de um número limitado de espécies, como a cerejeira-brava (Prunus avium) e a cereja-ácida (Prunus cerasus, ou Ginja). A Ginja, de polpa bem mais firme, é usada na fabricação de conservas, compotas e bebidas licorosas, como o  kirsch,ginjinha e o marasquino. As cerejas contém proteínas, cálcio, ferro e vitaminas A, B, e C. Quando consumida ao natural, tem propriedades refrescantes, diuréticas e laxativas. A cereja tem altas concentrações de antocianina, e é considerada um anti-inflamatório natural, prevenindo inflamações e acalmando dores no corpo. As sementes encontradas no interior da fruta têm propriedades vermífugas e diuréticas.

As cerejas são frutos pequenos e arredondados que podem apresentar várias cores, sendo o vermelho a mais comum entre as variedades comestíveis. A cereja-doce, de polpa macia e suculenta, é servida ao natural, como sobremesa. Como a cereja é muito rica em tanino, consumida em excesso pode provocar problemas estomacais, não sendo aconselhável consumir mais de 200 ou 300 gramas da fruta por dia.

Fonte Wikipédia

domingo, 14 de julho de 2019

Domingo


Às vezes uma ou duas palavras amáveis são suficientes para ajudar alguém a desabrochar como uma flor.

Thich Nhat Hanh

sábado, 13 de julho de 2019

Chafariz D. João V (Alpedrinha)



O Chafariz de D. João V é um chafariz localizado ao cimo da vila de Alpedrinha, um pouco abaixo do Palácio do Picadeiro, no Largo do Chafariz no concelho do Fundão, distrito de Castelo Branco. É também conhecido por Chafariz Real ou das Seis Bicas.

Trata-se de um chafariz monumental. Foi construído durante o reinado do rei D.João V de Portugal, possivelmente no ano de 1714. Foi edificado em granito, e é constituído por um baluarte com três faces, cada uma com sua bica, que jorram água para um tanque comum. Por cima do baluarte está uma coroa que cobre as armas reais do monarca D. João V de Portugal.

Origem: Wikipédia

sexta-feira, 12 de julho de 2019

Águas


águas puras 
que lavam tudo
menos as "bocas" do mundo....

quinta-feira, 11 de julho de 2019

Óbidos



Óbidos é uma vila portuguesa, do distrito de Leiria, situada na província da Estremadura integrando a Comunidade Intermunicipal do Oeste na região do Centro, com cerca de 2 200 habitantes. Sede de um município com 141,55 km² de área e 11 772 habitantes, subdividido em 7 freguesias.

fonte Wikipédia

quarta-feira, 10 de julho de 2019

Reflexos



peixes e flores, apenas reflexos, apenas olhar ....

segunda-feira, 8 de julho de 2019

Medronhos


O medronheiro é uma árvore frutífera e ornamental da família Ericaceae, também conhecida como meródios, ervedeiro, êrvedo ou êrvodo. É uma planta nativa da região mediterrânica e Europa Ocidental podendo ser encontrada tão a norte como no oeste da França e Irlanda.

Fonte Wikipédia

domingo, 7 de julho de 2019

Domingo

Amor foi feito para amar 
Perdão foi feito pra se dar 
Não semeie pra colher depois, o tal ressentimento.

Padre Fábio de Melo

sábado, 6 de julho de 2019

Gaivotas ao Sol


ao final do dia a apanhar os últimos raios de sol ... 

sexta-feira, 5 de julho de 2019

Detalhes


gira e gira com o vento ,
é detalhe,
é catavento...

quinta-feira, 4 de julho de 2019

Beleza Felina



Um gato tem nove vidas.
Em 3, ele brinca,
em mais 3 ele vadia, 
e nas últimas 3 ele descansa.

(provérbio)

quarta-feira, 3 de julho de 2019

Marés



a simplicidade das areias e do mar. ..

segunda-feira, 1 de julho de 2019

Entardecer


Somos aquilo que sentimos e percebemos.
Se estamos zangados, somos a raiva.
Se estamos apaixonados, somos o amor.

Thich Nhat Hanh